A Normalista, de Adolfo Caminha: o resumo do romance de Fortaleza novo
- Tamanho
- 1.990 palavras
Resumo escrito para o acervo Net Love em 8 de outubro de 2026. A apresentação, os comentários e a organização em blocos são nossos, de 2026, e não são de Adolfo Caminha. A obra é dele e está em domínio público no Brasil; o autor morreu em 1897. Os trechos citados vêm da edição de 1893 (veja A edição, no fim). O romance conta o abuso de uma moça muito jovem pelo homem que a criava, uma gravidez e a morte do bebê no parto. O resumo conta esses fatos sem detalhe e diz de quem é a culpa.
O romance e o lugar
A Normalista saiu em 1893, no Rio de Janeiro, e se passa em Fortaleza, na década de 1880.
É um romance naturalista: o narrador olha a cidade de perto, com ironia, e quase ninguém escapa do retrato.
Há o jornal do governo, o jornalzinho de fofoca, o presidente da província, a Escola Normal, a festa de casamento, a bodega.
No meio de tudo está uma moça que quase ninguém protege.
A casa do Trilho
João da Mata é amanuense, um funcionário público de escritório.
Mora numa casinha da rua do Trilho, de onde se vê a estação da estrada de ferro de Baturité.
Vive com Dona Teresinha, que passa por esposa dele, embora os dois não sejam casados.
Nas noites de víspora, um jogo parecido com o bingo, a sala enche de gente conhecida.
Na casa vive também Maria do Carmo, afilhada de João da Mata.
No começo do livro ela entra nos quinze anos.
Desde o primeiro capítulo, o narrador deixa claro que o padrinho olha para ela com desejo, e não com cuidado de pai.
O livro conta também que, anos antes, ele escapou de ser preso por um crime contra uma menor.
Numa noite de víspora, João da Mata desconfia que Zuza, um estudante de direito, passou um bilhete para Maria por baixo da mesa.
Ele encerra o jogo, grita, diz que o rapaz não põe mais os pés na casa e põe a culpa na afilhada.
De onde veio Maria do Carmo
Em dezembro de 1877, na grande seca, o capitão Bernardino de Mendonça chegou a Fortaleza com a família, fugindo do sertão.
Maria tinha seis anos.
A mãe, Dona Eulália, morreu logo no dia seguinte à chegada.
O pai foi tentar a vida no Pará e deixou a filha com o compadre João da Mata, mediante uma mesada.
Mais tarde, o pai morreu de febre no alto Purus.
Dos irmãos, Casimiro nunca mais deu notícia, e Lourenço era soldado no sul.
Maria ficou sozinha numa casa que não era dela.
Ela estudou no colégio das Irmãs de Caridade, a Imaculada Conceição, e agora cursa a Escola Normal, onde se formam as professoras.
Lá, a amiga mais próxima é Lídia Campelo, vizinha da frente, que tem vinte anos e está noiva de Loureiro, um guarda-livros.
É Lídia quem empresta a Maria o romance O Primo Basílio, para ler escondido.
O estudante
Zuza é filho do coronel Souza Nunes, um homem rico e orgulhoso de Fortaleza.
Estuda direito no Recife, gosta de roupa clara, de flor na lapela, e anda a cavalo com o presidente da província.
O bilhete daquela noite era mesmo dele, uma carta de amor cheia de frases feitas.
Um jornalzinho de escândalos, a Matraca, publica versos sobre o namoro do estudante com a normalista do Trilho.
A cidade inteira comenta.
O coronel desaprova o namoro, e Zuza viaja alguns dias para Baturité com o presidente.
O padrinho
Numa tarde, João da Mata chega bêbado em casa e beija Maria à força, ao piano.
Quando ela tenta gritar, ele tapa a boca dela e diz que, como padrinho, pode beijá-la quando quiser.
O narrador diz que ele "abusava de sua autoridade sobre ella", e explica por que Maria não reage:
Era seu padrinho, quasi seu pai, devia atural-o, tinha obrigação de submetter-se, porque estava em sua casa delle, comia de seus pirões e o papae lhe pedira muito que o respeitasse.
A Normalista, edição de 1893, página 81
Dona Teresinha percebe o que está acontecendo.
Numa briga, diz ao companheiro, na frente da afilhada, que ele "quer é abusar da menina".
João da Mata responde com uma bofetada.
A Escola Normal
Quando Zuza volta de Baturité, as colegas da Escola Normal zombam de Maria por causa do namoro.
Num dia de visita do presidente à aula, com Zuza na comitiva, ela não consegue responder a uma pergunta de geografia e chora na frente de todos.
Zuza, por sua vez, diz ao amigo José Pereira, jornalista, que talvez se case com ela, justamente por ser pobre e parecer inocente.
O Passeio Público
Maria responde enfim à carta de Zuza e entrega a resposta a ele numa noite de lua no Passeio Público, com Lídia e José Pereira por perto.
Os quatro bebem cerveja, e no fim da noite Zuza a beija.
Os dois passam a trocar cartas todos os dias na Escola Normal.
Em casa, desde a briga com a companheira, João da Mata dorme numa rede na sala de jantar, perto do quarto de Maria.
Dona Teresinha, em vez de proteger a moça, passa a tratá-la com desprezo.
O padrinho continua a tocar a afilhada sem que ela possa reagir.
Maria tem medo e não tem para onde ir: está sozinha no mundo, sem pai nem mãe, e espera que Zuza a peça em casamento.
O coronel insiste que Zuza volte ao Recife, e o filho vai adiando a viagem.
O casamento de Lídia e aquela madrugada
Lídia se casa com Loureiro na igreja de Nossa Senhora do Patrocínio.
Na festa, entre discursos e versos, está o alferes Coutinho, um oficial que recita poesia.
Maria vai porque o padrinho manda, e passa a festa triste.
Naquela madrugada, João da Mata entra no quarto da afilhada.
O livro conta que ele tinha esse plano havia muito tempo.
Ele diz que Maria só se casará com Zuza se for boa para o padrinho, pede em nome da mãe morta dela, e abusa dela.
O livro conta a cena, e este resumo não a descreve.
Depois, Maria passa uma semana trancada em casa, doente, sem conseguir sair.
A partida de Zuza
Quando Maria enfim sai de casa e vai visitar Lídia, fica sabendo pela amiga que Zuza embarcou para o Recife dois dias antes, sem se despedir.
Foi o coronel quem exigiu que o filho fosse embora no primeiro vapor, por causa do falatório.
Zuza obedece sem muita luta, e pensa assim:
Já se foi o tempo de um homem sacrificar posição e futuro por uma mulher pobre.
A Normalista, edição de 1893, página 229
Antes de embarcar, ele relê as cartas de Maria, acha graça e guarda o maço na mala com este plano:
Magnifico rol de asneiras para fazer rir á rapaziada de Pernambuco.
A Normalista, edição de 1893, página 234
Nas festas de fim de ano, Maria percebe que está grávida.
O livro volta a dizer quem é o responsável: foi "o infame do padrinho" que entrou no quarto dela de madrugada.
Na Escola Normal, uma colega aponta Maria como autora de um desenho obsceno no quadro, e o diretor a expulsa da aula porque ela se recusa a apagar o que não fez.
Quando ela conta ao padrinho que está grávida, João da Mata só pensa em esconder o caso: diz que ela vai para um sítio fora da cidade e que depois a criança será dada a alguém para criar.
Pouco depois, o presidente da província morre de febre amarela, e Maria desmaia em casa depois de ver passar o enterro.
A Aldeota
Um mês depois do desmaio, o padrinho leva Maria para morar com tia Joaquina, vendedora de cajus, e mestre Cosme, que vive de vender lenha, um casal pobre e bom que mora num sítio na Aldeota.
Lá, longe da casa do Trilho, ela recupera a saúde e um pouco de alegria.
O padrinho a visita aos domingos.
Na cidade, o sumiço da normalista vira assunto de todo mundo.
Bêbado, João da Mata conta ao redator da Matraca que a afilhada está grávida e diz que o pai é Zuza, e a cidade passa a repetir isso.
Dona Teresinha, falando com uma amiga, resume o que muita gente pensa: "ellas é que são as culpadas".
O fim
Maria entra em trabalho de parto no sítio, com uma parteira do bairro.
A criança não sobrevive ao parto.
Mestre Cosme a enterra ao pé de um cajueiro do sítio, com João da Mata ao lado.
Meses depois, Maria volta à Escola Normal para terminar o curso, e as colegas a recebem com festa.
A cidade agora só fala da Proclamação da República, e ninguém se lembra mais do escândalo.
João da Mata, na bodega, se revolta contra a queda do imperador.
O romance termina com Maria do Carmo noiva do alferes Coutinho, olhando o futuro como um mar tranquilo.
Uma nota sobre o abuso no livro
O que João da Mata faz com Maria do Carmo é abuso.
Ela era uma menina quando o livro começa, órfã, dependente dele para comer e morar, e ele usou essa autoridade por muito tempo antes de entrar no quarto dela.
Em alguns momentos o narrador fala da cena como se Maria tivesse cedido, e ela mesma, depois, se culpa.
A culpa não é de Maria do Carmo.
O próprio livro, mais adiante, chama o padrinho de infame e diz que foi ele quem foi ao quarto dela e lhe impôs aquilo.
O romance mostra também quem empurra a culpa para a vítima: a madrinha, as colegas da escola, a cidade inteira, e o próprio padrinho, que espalha que o pai é Zuza.
Zuza não é inocente na história, mas não é o pai da criança: o namoro dos dois não passou de beijos, e o que o livro critica nele é a vaidade e o desprezo por uma moça pobre.
Na nossa leitura, o desfecho apressado, com Maria noiva e a cidade distraída, também é uma crítica: ninguém responde pelo que aconteceu.
A edição
O texto lido aqui é o da edição de 1893: A Normalista, de Adolpho Caminha, Rio de Janeiro, Magalhães & C. Editores, Livraria Moderna, 1893, com a indicação segundo milheiro na folha de rosto e o romance nas páginas 7 a 297.
Lemos o romance no texto reconhecido por máquina do exemplar da biblioteca da Universidade Harvard, digitalizado e publicado no Internet Archive, e cada trecho citado foi copiado da imagem da página e conferido nesse texto.
A grafia é a da edição ("ella", "Matta", "Lydia"); no resumo, os nomes vão na grafia de hoje.
A ficha do Internet Archive dá a data de 1961 e outra editora, mas a folha de rosto digitalizada diz Rio de Janeiro, 1893, e o catálogo da editora no fim do volume é de junho de 1893.
Leia o romance inteiro, na edição de 1893, no exemplar digitalizado e publicado no Internet Archive. É desse exemplar que saem os trechos citados aqui, copiados das imagens das páginas, com a grafia da edição. O acervo da Net Love tem este resumo, não o romance inteiro. A obra está em domínio público no Brasil.
Este texto é da série Resumos de Livros. Outros da série são Casa de Pensão, O Primo Basílio, O Mulato, O Cortiço e Clara dos Anjos.
Este resumo é uma leitura de 2026, escrita para o acervo Net Love, e não substitui o romance. A obra é de Adolfo Caminha. Os trechos citados vêm da edição de 1893 da Magalhães & C.: os trechos em bloco saíram das páginas 81, 229 e 234, e as citações curtas entre aspas vêm também das páginas 94, 239 e 283, todas copiadas da imagem da página e conferidas no texto reconhecido por máquina. As citações não trazem travessão de diálogo nem os termos raciais que o livro usa como rótulo ou insulto.
Continue em Resumos de Livros
- Inocência, de Visconde de Taunay: o resumo do romance do sertão de Sant'Ana do Paranaíba2.040 palavras
- Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco: o resumo do romance de Simão, Teresa e Mariana1.938 palavras
- O Mulato, de Aluísio Azevedo: o resumo do romance de São Luís do Maranhão1.938 palavras



