Net Love Net Love
Seções

O Navio Negreiro, de Castro Alves: o resumo do poema da tragédia no mar novo

Tamanho
1.073 palavras

Resumo escrito para o acervo Net Love em 8 de outubro de 2026. A apresentação, os comentários e a organização em blocos são nossos, de 2026, e não são de Castro Alves. O poema é dele e está em domínio público. Lemos o poema num folheto de Os Escravos impresso em Manaus, e cada citação em bloco traz a página e a parte.

Um poema em cinco partes

O Navio Negreiro é um poema narrativo, com o subtítulo Tragédia no Mar.

No folheto que lemos ele vai das páginas 22 a 32 e tem cinco partes, numeradas de I a V.

O resumo segue a ordem do folheto: nele, a súplica e a lembrança dos marinheiros vêm depois da cena do convés.

O poema fala do tráfico de pessoas escravizadas da África para o Brasil, e o poeta o escreve como denúncia.

O mar e o céu

A primeira parte é uma paisagem.

É noite em alto mar, o luar brilha, e mar e céu parecem se confundir.

Azues, dourados, placidos, sublimes !
Qual dos dous é o ceu? Qual o oceano?

O Navio Negreiro, no folheto Os Escravos (Manaus, Typ. do Commercio do Amazonas), página 22, parte I

Um navio, um brigue, corre com as velas abertas.

O poeta admira os marinheiros e pede ao albatroz, a ave do oceano, que lhe empreste as asas para ver o navio de perto.

O que o poeta vê

Na segunda parte, pela imaginação, o poeta acompanha o olhar do albatroz até o navio e se assusta com o que encontra.

Mas que vejo eu ahi? ! que quadro de amarguras!
Que funereo cantar!. . que tétricas figuras !
Que scena infame e vil, meu Deus ! meu Deus, que horror !

O Navio Negreiro, no folheto Os Escravos (Manaus, Typ. do Commercio do Amazonas), página 24, parte II

A cena no convés

A terceira parte descreve o que acontece no convés.

As pessoas escravizadas, entre elas homens, mulheres e crianças, presos à mesma corrente, famintos, são obrigados a dançar sob o chicote, enquanto o capitão manda os marinheiros castigá-los.

O poeta chama a cena de sonho dantesco, quer dizer, parecida com o inferno descrito pelo poeta italiano Dante.

O resumo não reproduz os versos dessa parte, que descrevem a violência com detalhe.

Quem são eles

A quarta parte começa com uma súplica, que o poeta repete no fim dela, assim:

Senhor Deus dos desgraçados !
Dizei-me vós, senhor Deus,

O Navio Negreiro, no folheto Os Escravos (Manaus, Typ. do Commercio do Amazonas), página 31, parte IV

O poeta pede ao mar, aos astros e às tempestades que apaguem aquela mancha.

Depois lembra os marinheiros de muitos países, que cantam as suas terras, e pergunta quem são aquelas pessoas no navio.

A resposta é que eram filhos do deserto, guerreiros livres e ousados, e mulheres que agora trazem nos braços os filhos e as algemas.

Foram arrancados da sua terra.

Hoje miseros escravos
Sem ar, sem luz, sem razão !...

O Navio Negreiro, no folheto Os Escravos (Manaus, Typ. do Commercio do Amazonas), página 29, parte IV

O poeta conta a travessia pelo deserto, a fome e o cansaço, e o porão do navio, onde muitos morrem.

E repete, no fim da parte, a súplica a Deus e ao mar.

A bandeira

Na quinta parte, o poeta pergunta que bandeira é aquela no navio e descobre que é a do Brasil, a bandeira verde e amarela da sua terra.

Ele diz que preferia ver a bandeira rasgada numa batalha a vê-la servir de mortalha a um povo.

E termina chamando os heróis da independência e da descoberta da América.

Andrada ! arranca esse pendão dos ares !
Colombo ! fecha a porta dos teus mares !

O Navio Negreiro, no folheto Os Escravos (Manaus, Typ. do Commercio do Amazonas), página 32, parte V

Andrada é José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos líderes da independência do Brasil.

O poeta o chama para arrancar a bandeira que encobre o crime, e chama Colombo, que abriu o caminho do mar para a América, para fechar esse caminho.

Uma nota de leitura

O Navio Negreiro é um poema contra o tráfico e contra a escravidão.

A escravidão foi um crime, e o poema a mostra como um crime cometido sob a bandeira do país.

No texto da casa usamos a expressão pessoas escravizadas.

Nos versos citados, as palavras são as do poeta, como ele as escreveu para denunciar.

O resumo não reproduz os versos que descrevem a violência física com detalhe.

A edição que lemos

Lemos o poema num folheto de Os Escravos, de Castro Alves, impresso em Manaus na Tipografia do Commercio do Amazonas, com o poema nas páginas 22 a 32.

A folha de rosto não traz o ano; o catálogo do acervo que publicou o exemplar, a Biblioteca da Amazônia no Internet Archive, dá o ano de 1884.

Não é a edição de Os Escravos publicada no Rio de Janeiro em 1883, e o folheto não traz o livro inteiro.

Lemos o texto nas imagens desse exemplar, e cada trecho citado foi copiado da imagem da página e conferido no texto reconhecido por máquina dessas mesmas imagens.

Por que ler hoje

Porque o poema mostra que um crime pode acontecer à vista de todos, coberto por uma bandeira.

E porque a pergunta do poeta, que bandeira é esta, continua servindo para pensar o que um país aceita.

Leia o poema, nas imagens do folheto Os Escravos (Manaus, Typographia do Commercio do Amazonas), publicado no Internet Archive pela Biblioteca da Amazônia. O poema vai das páginas 22 a 32. O acervo da Net Love tem este resumo, não o poema inteiro. O poema está em domínio público.

Este texto é da série Resumos de Livros. Outros da série são A Escrava Isaura, O Mulato, I-Juca-Pirama e Clara dos Anjos.


Este resumo é uma leitura de 2026, escrita para o acervo Net Love, e não substitui o poema. A obra é de Castro Alves. Os trechos citados vêm do folheto Os Escravos, Manaus, Typographia do Commercio do Amazonas: os trechos em bloco saíram das páginas 22, 24, 29, 31 e 32, e a prosa não traz verso entre aspas; todos copiados das imagens das páginas e conferidos no texto reconhecido por máquina. A grafia da edição não foi mexida. As citações não trazem travessão. A nota de leitura foi escrita aqui e não cita nenhum crítico.